Quem foi Maria Sofia de Neuburgo?
Maria Sofia Isabel de Neuburgo, Rainha de Portugal, segunda mulher de D. Pedro II, nasceu em Brevath, no ducado de Juliers, a 6 de agosto de 1666 e faleceu em Lisboa, no paço da Ribeira, a 4 de agosto de 1699. Era filha do Eleitor Palatino do Reno, o conde Filipe Guilherme de Neuburgo, e de sua segunda mulher Isabel Amália.
A rainha D. Maria Sofia de Neuburgo era muito bondosa, e D. Pedro II consagrava-lhe o maior afeto e respeito. A sua enteada, a princesa D. Isabel, que tinha quase a mesma idade, também muito se lhe afeiçoou.
Era muito devota e bondosa, a tal ponto que do seu bolso sustentava muitas viúvas e órfãs, chegando a recolher no paço alguns doentes pobres, de quem tratava e servia à mesa. Tendo notícia de qualquer infeliz desvalido, logo o mandava socorrer. Tinha muita afeição ao P. Bartolomeu do Quental, de austera virtude, e que faleceu com fama de santidade.
Fundou em Beja um colégio para os religiosos franciscanos, que dotou com muitos rendimentos.
Faleceu com trinta e três anos de idade, vítima dum ataque de erisipela, que lhe atacou o rosto e a cabeça. Durante a doença fizeram-se preces e muitas procissões. A sua morte causou a maior consternação tanto na corte, como no povo, que deveras a estimava.
Foi sepultada, levando o hábito de S. Francisco, no panteão real de S. Vicente de Fora.
A rainha D. Maria Sofia de Neuburgo foi casada doze anos, e teve sete filhos, sendo o segundo o príncipe D. João, que sucedeu no trono, com o nome de D. João V.