top of page

Prémio Maria Sofia de Neuburgo

Quem foi Maria Sofia de Neuburgo?

 

Maria Sofia Isabel de Neuburgo, Rainha de Portugal, segunda mulher de D. Pedro II, nasceu em Brevath, no ducado de Juliers, a 6 de agosto de 1666 e faleceu em Lisboa, no paço da Ribeira, a 4 de agosto de 1699. Era filha do Eleitor Palatino do Reno, o conde Filipe Guilherme de Neuburgo, e de sua segunda mulher Isabel Amália. 

 

A rainha D. Maria Sofia de Neuburgo era muito bondosa, e D. Pedro II consagrava-lhe o maior afeto e respeito. A sua enteada, a princesa D. Isabel, que tinha quase a mesma idade, também muito se lhe afeiçoou.

 

Era muito devota e bondosa, a tal ponto que do seu bolso sustentava muitas viúvas e órfãs, chegando a recolher no paço alguns doentes pobres, de quem tratava e servia à mesa. Tendo notícia de qualquer infeliz desvalido, logo o mandava socorrer. Tinha muita afeição ao P. Bartolomeu do Quental, de austera virtude, e que faleceu com fama de santidade.

 

Fundou em Beja um colégio para os religiosos franciscanos, que dotou com muitos rendimentos.

 

Faleceu com trinta e três anos de idade, vítima dum ataque de erisipela, que lhe atacou o rosto e a cabeça. Durante a doença fizeram-se preces e muitas procissões. A sua morte causou a maior consternação tanto na corte, como no povo, que deveras a estimava.

 

Foi sepultada, levando o hábito de S. Francisco, no panteão real de S. Vicente de Fora.

 

A rainha D. Maria Sofia de Neuburgo foi casada doze anos, e teve sete filhos, sendo o segundo o príncipe D. João, que sucedeu no trono, com o nome de D. João V. 

bottom of page