Dentro do projeto "Biblioteca Escolar, a ligar comunidades através dos Contos e Tradições", na Biblioteca do CEAB convidámos as famílias de outras nacionalidades a partilhar contos, tradições e festividades dos seus países de origem, e tivemos o prazer e alegria de ter algumas na nossa escola:
Alice, irmã da aluna Julie Berdychová, falou-nos das principais tradições da Chéquia ao longo do ano, com algumas canções em Checo, e de como, na época do Natal, em família se contam muitas histórias tradicionais no seu País. A Alice e a Julie contaram-nos com muita graciosidade a história Tri orisky pro Popelku ou As três Nozes para a Cinderela;
A aluna Faye Kemper, com a presença da sua mãe, Kyrsten, fez para os colegas uma apresentação no quadro interativo sobre a América, com questões comparativas com Portugal, apelando à participação da turma - geografia e tamanho, população , tradições portuguesas das comunidades nos Estados Unidos, celebração do Dia Nacional 4 de Julho, simbolismo da bandeira americana, a tradição do Halloween. Na Biblioteca, mostrou à mãe o espaço do MIBE onde terminou a sessão de partilha e enriquecimento aos seus colegas com a audição do hino dos Estados Unidos.
A Tia Rose, bibliotecária reformada no Brasil e contadora de histórias, tia-avó da aluna Ísis Cavalcanti, fez a narração oral da história do escritor brasileiro Monteiro Lobato, Emília e a pílula falante.
Com ligeira encenação, a personagem da boneca de trapos que se transforma em menina, foi dramatizada ao longo de toda a narrativa pela aluna Ísis. A Emilinha, conhecida pelos alunos através do Sítio do Pica-Pau Amarelo, encantou a todos.
A avaliação dos alunos foi muito positiva, das três turmas envolvidas nas duas sessões, de forma muito expressiva!
As sessões de partilha e enriquecimento entre culturas mereceram o maior interesse e atenção dos diferentes grupos, procurando reforçar os laços entre todos, promovendo um maior conhecimento mútuo e respeito pela diversidade de culturas.
Kommentare